Coordenação de Pedagogia

Pedagogia Niterói

O curso de graduação de Pedagogia desenvolvido em Niterói, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, teve seu currículo reformulado. O projeto em vigor foi implantado em 2010.

O curso tem como pressuposto básico oferecer uma formação comum e múltipla, considerando a abrangência e a diversidade da ação do pedagogo diante da própria amplitude da educação. A presença desse profissional no mundo do trabalho se situa em todo o percurso da educação básica, estendendo-se na dinâmica sócio-cultural da contemporaneidade e outras áreas de atividade humana, ou seja, nos campos da saúde, da comunicação, das artes, da ecologia e das políticas públicas.

Na escola, e além dela, o pedagogo tem sido solicitado para atuar em Empresas (públicas e privadas), Organizações não Governamentais, Conselhos Tutelares, Penitenciárias, Organizações Sindicais, Igrejas e ações com mulheres, negros, idosos, meninos de rua, jovens e portadores de necessidades especiais.

A organização curricular é constituída de nove períodos, equivalendo a quatro anos e meio, no mínimo, para a sua integralização. Nessa organização curricular são componentes obrigatórios: disciplinas, pesquisas e prática pedagógica, atividades e monografia.

Desde o primeiro período, os alunos têm pesquisa e prática pedagógica como eixo articulador dos diversos componentes curriculares. Pretende-se que o aluno possa “olhar” o espaço educativo e seus agentes, nos limites e possibilidades de sua atuação profissional, interpretando a realidade educacional como prática social, servindo-se da fundamentação teórica que é mais sistematicamente trabalhada pelas disciplinas.

As atividades constituem-se em componente curricular pedagógico-cultural, que se definem como espaço diferenciado do comum da sala de aula convencional. Desta forma, através dos diversos modos de expressão (oficina, video-debate, seminário, excursões), temáticas variadas são desenvolvidas, compondo um espectro de opções para o aluno.

A monografia, iniciando-se a partir do sexto período, exerce um papel importante, representa a produção-síntese dos conhecimentos incorporados durante o curso, com base em tema opcional.

Complementando a sua formação, o aluno tem a oportunidade de cursar disciplinas optativas e eletivas. A integralização curricular pressupõe o total de 3.330 horas.

O currículo em vigor do Curso de Pedagogia define como básica a Habilitação: Licenciatura em Pedagogia.

Vagas oferecidas

São oferecidas, por semestre, 80 vagas no vestibular, perfazendo um total de 160 vagas por ano, sendo 40 vagas por semestre. O horário de funcionamento é: 07h / 22h (Turno Integral).No turno da tarde existe a alternativa de cursar disciplinas optativas e eletivas.

Coordenação de Graduação da Faculdade de Educação da UFF

Coordenadora: Prof. Dra. Walcéa Barreto Alves
Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Lisete Jaehn

Fone: (21) 2629-2692 / 2629-2693

Notícias

Debate de lançamento do livro "Pedagogos em Cena"

Prezada comunidade acadêmica, No próximo dia 26/6, às 16 horas, na Faculdade de Educação da UFF,[...]

Edital: Pós-Graduação Lato-Sensu - Pedagogia Social para o século XXI

Edital 2019 - Pedagogia Social para o século XXIBaixar [...]

EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORIA 2019

Edital de Seleção Interna de Tutoria - Pedagogia 2019 -[...]

Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa y Saber Pedagógico

Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa y del Saber Pedagógico Ciudad de México[...]

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »