GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM CURRÍCULO, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA [GEPECCEG]

Coordenação: Prof. Dr. Denizart Fortuna (FEUFF); Profa. Sandra Fernandes de Andrade (GRC/UFF)

Sala 210/Bloco D, Câmpus do Gragoatá, Niterói (RJ)/Brasil.
E-mail: gepecceg.feuff@gmail.com

Objetivos: com a sua criação em agosto de 2016, o grupo considera importante a investigação sobre os saberes que constituem a educação geográfica, especialmente a escolar.

O reconhecimento dessa necessidade, identificação e análise dessas referências para o exercício da profissão docente exigem o aprofundamento teórico nos campos da Epistemologia, dos Estudos Curriculares e sobre as Políticas Educacionais entrelaçados aos tempos de socialização da aprendizagem na formação inicial e na formação continuada de professores de Geografia. Nesse sentido, as linhas de pesquisa são coincidentes e em última instância versam sobre o direito e as possibilidades do vir a conhecer como a centralidade dos seus estudos.

A constituição de seu corpo de professores privilegia aqueles ligados aos cursos de licenciatura de Geografia oferecidos pelo Instituto de Geociências (Campus da Praia Vermelha – Niterói) e pelo Polo Universitário de Campos dos Goytacazes, ambos da Universidade Federal Fluminense.

Linhas de Pesquisa:
a) Currículo, Conhecimento e Ambiente
b) Epistemologia, Currículo e Linguagem.
c) Formação de Professores, Conhecimento Escolar e Políticas Públicas.

Participantes:
Profa. Dra. Angélica de Maio (GAG/ UFF).
Profa. Dra. Eloiza Dias Neves (ESR/ UFF)
Profa. Dra. Juliana Magalhães Menezes (GAG/UFF)
Profa. Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock (Ma. em Educação/PUCRio)
Amanda Rodrigues Corrêa Martins (Graduada em Licenciatura e
Bacharel em Geografia/UFF)

Graduando(a)s:
Victor Abreu da Costa (Curso de Geografia, IGEO/UFF);
Zenaira da Silva Santos (Curso de Geografia, IGEO/UFF).