Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação

Quem Somos?

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação – NuFiPE, criado em 2002 na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal Fluminense, é constituído por docentes e estudantes. Está vinculado também ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) por meio da linha de pesquisa Filosofia, Estética e Sociedade (FES).

O Núcleo tem como objetivos:

a) pesquisar e elaborar meios para a formação filosófico-política de educadores e de movimentos populares;

b) desenvolver atividades de extensão e promover debates sobre temas filosóficos, políticos e educacionais da atualidade;

c) publicar os resultados dos estudos e pesquisas do Nufipe.

O Nufipe realiza pesquisas e promove estudos sobre textos e autores ligados à Filosofia, Política e Educação, com enfoque no marxismo, destacando autores como Antonio Gramsci e Paulo Freire, buscando articular a teoria e a prática através de cursos de extensão que trabalham conceitos filosóficos junto a movimentos populares.

Histórico

Tendo incialmente uma característica mais pluralista, contando com professores e professoras de distintas perspectivas teórico-metodológicas – Sueli Camargo (in memoriam), Jorge Najjar (in memoriam), João Baptista Bastos (in memoriam), Elza Deli (in memoriam), Gelta Xavier, Marta D’Angelo, Ronaldo Rosas, Marcos Marques e Eduardo Rebuá (in memoriam) –, o NuFiPE, com o passar do tempo, foi se consolidando como um grupo de pesquisa de perspectiva marxista, em especial a partir da interpretação sustentada pela filosofia da práxis de Gramsci. Em todos os seus momentos, o núcleo sempre procurou o contato com os movimentos populares, com destaque para sindicatos e comunidades eclesiais de base. Iniciativas como a “Escola de Formação Política”, realizada em diversas edições na Baixada Fluminense (décadas de 2000 e 2010), e cursos de extensão voltados principalmente para profissionais de escolas da rede pública são expressões desse ímpeto que integra o NuFiPE desde o seu nascedouro.

Faz parte do NuFiPE, também desde seus primórdios, o esforço pela internacionalização, através do intercâmbio acadêmico com intelectuais de renome nas suas áreas de estudos, como Domenico Losurdo (in memoriam), Giorgio Baratta (in memoriam), Guido Liguori e Fabio Frosini, que vieram ministrar diversas palestras e minicursos na FEUFF ao longo das décadas de 2000 e 2010. Marco importante nesse sentido, foi a realização, na mesma Faculdade de Educação, do Seminário Internacional “Gramsci e os Movimentos Populares”, que contou com a participação de importantes intelectuais brasileiros, como Carlos Nelson Coutinho, Álvaro Bianchi, Carlos Walter Porto-Gonçalves e outros, e estrangeiros, como Atilio Boron, Fabio Frosini, Guido Liguori, Joseph Buttigieg, Luis Tapia, Alvaro Oviedo Hernandez e outros.

Em 2015, o NuFiPE integrou os esforços de criação da International Gramsci Society (IGS) – Brasil, que se articula com outras IGSs ao redor do mundo, principalmente a italiana e algumas localizadas em países latino-americanos, que compõem a Red Latinoamericana y caribeña de estudios gramscianos. O coordenador do NuFiPE, Giovanni Semeraro, foi o primeiro presidente da IGS-Brasil, gestão 2015-2017. A cada dos anos, a associação organiza Simpósios internacionais que contam com a participação de pesquisadores de diversos países, gerando publicações que atualizam os estudos gramscianos internacionais para o público brasileiro. Integrantes do NuFiPE vem compondo a coordenação nacional da IGS-Brasil desde a fundação da entidade.

A Revista Enfil – ISSN 2317-6628 – é a publicação científica semestral organizada pelo NuFiPE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publicamos pesquisas diversas no campo da Educação Popular, estudos críticos sobre trabalho, capitalismo e emancipação humana, assim como a relação entre trabalho e educação. É organizada por professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento.

Atividades

1. Pesquisa “O Projeto Nacional Popular em Gramsci”

2. Grupo de Estudos em Gramsci

3. Pré-Vestibular Popular Escrevivência

4.  Curso de Extensão em parceria com o Sepe e Sinpro:  Educação, Democracia e Diversidade

Coordenador

Profº. Drº Giovanni Semeraro

Professores

Ana Elizabeth Lole dos Santos (UFF)

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini (UFF)

Diego Chabalgoity (UFF)

Elizandra Garcia da Silva (UFF)

Fernando Roberto de Freitas Almeida (UFF)

Maria Onete Lopes Ferreira (UFF)

Percival Tavares da Silva (UFF)

Reginaldo Scheuermann Costa (UFF)

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes (UFF)

Victor Leandro Chaves Gomes (UFF)

Estudantes – Pós-Graduação

Brunno Amâncio Marcos

Giovanna Mozart de Souza Silva

Gisele Duarte Teixeira

Helton Messini da Costa

Igor Escrew Junqueira Rodrigues

Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa

Pesquisadores

Bárbara de Oliveira White

Diego Fonseca Dantas

Maria Dolores Campos Rebollar

Maria Júlia Paiva de França

Mariana Diniz Bittencourt Nepomuceno

Moisés Amora da Silva Filho

Mônica da Rocha Azevedo

Sérgio Miguel Turcatto

Teresa Rocha de Marins

Publicações    

SEMERARO, Giovanni (org.). Filosofia e Política na formação do educador. Aparecida: Ideias & Letras, 2004.

NAJJAR, Jorge; CAMARGO, Sueli. A Educação (se) faz (na) política. Niterói, EdUFF, 2006.

TORRES, Artemis; SEMERARO, Giovanni; PASSOS, Luiz Augusto (orgs.). Educação: fronteira política. Cuiabá: FAPEMAT/EdUFMT/CNPq, 2006.

SEMERARO, Giovanni (org.). Filosofia e Política na formação de educador. 2. ed. Aparecida – SP: Ideias e Letras, 2008.

SEMERARO, Giovanni; D’ANGELO, Marta; TOURINHO, Carlos Diógenes (orgs.). Saber-fazer filosofia. 3 volumes. Aparecida/SP: Ideias e Letras, 2010.

SEMERARO, Giovanni; TOURINHO, Carlos Diógenes (orgs.). As luzes e o progresso em questão. Rio de Janeiro: Booklink, 2010.

SEMERARO, Giovanni; TORRES, Artemis; MOTA, Augusta (orgs.). Sobre saberes, educação e democracia. Cuiabá: EdUFMT, 2011.

SEMERARO, Giovanni; OLIVEIRA, Marcos Marques de; SILVA, Percival Tavares da; LEITÃO, Sônia Nogueira (orgs.). Gramsci e os movimentos populares. Niterói: Eduff, 2011.

SEMERARO, Giovanni; OLIVEIRA, Marcos Marques de; SILVA, Percival Tavares da; LEITÃO, Sônia Nogueira (orgs.). Gramsci e os movimentos populares. 2ª ed. Niterói: Eduff, 2013. 

SEMERARO, Giovanni ; D’ANGELO, Martha (orgs.) . Filosofia da história. Niterói: UFF, 2014.

REBUÁ, Eduardo (org.) Gramsci nos trópicos: estudos gramscianos a partir de olhares latino-americanos. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.

REBUÁ, Eduardo; SEMERARO, Giovanni; D’ANGELO, Martha; GOMES, Rodrigo Lima R. (orgs.) Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares. Aparecida: Ideias & Letras, 2017.

LOLE, Ana; SEMERARO, Giovanni; SILVA, Percival (orgs.) . Estado e vontade coletiva em Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

LOLE, Ana (org.) O fermento de Gramsci na nossa Filosofia, Política e Educação. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

Alterações recentes

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content