Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo

Sermos Curriculistas

O NUPEC – Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo – é um programa da Faculdade de Educação da UFF que visa a promover, sistematizar e institucionalizar ações de estudo, ensino, pesquisa e extensão sobre currículo, organizando-se de acordo com o que dispõe a Instrução de Serviço Número 01, de 24 de janeiro de 2000.

A princípio podem parecer pretensiosos o título da apresentação e a proposta do NUPEC. Anunciar a condição de curriculistas, entretanto, é explorar o potencial dos educadores como protagonistas da transformação social a que se visa pela ação da escola. Mesmo tendo claro todo o debate sobre as instituições, como a escola, que modelam as pessoas para perpetuar a ordem social vigente, desde Althusser, reforçamos as possibilidades e autonomia dos sujeitos políticos aí mobilizados para abordar outras visões de mundo, ideias, concepções e práticas alternativas a enfrentarem-se com as medidas dominantes, governamentais e oficializadas.

A proposta que nos une reflete o interesse de interlocução com outros grupos dedicados à temática, de alguns relatos de estudos, pesquisas e socialização de leituras de autores e obras que nos sustentam. Prioritariamente, identificamos as contribuições de intelectuais vinculados, segundo nossas leituras, com a perspectiva político-cultural para o currículo, entendendo seus textos como críticas e propostas que, a médio e longo prazo, pretendem intervir na qualidade da educação.

Entre tantos autores, Jurjo Torres Santomé apresenta pesquisa indicando que a conscientização e as atividades políticas dos professores tendem a cada vez mais para agendas progressistas, na medida em que estes se engajam em Movimentos Sociais externos à instituição escolar. Tais situações modificam suas percepções e compromissos, tanto individual como coletivamente. Do mesmo modo, através de nossa história, situamos iniciativas marcantes, no plano educativo e sócio-cultural, localmente e em outros países.

Nossa História

O NUPEC, organizado oficialmente desde agosto de 2007 e, informalmente, desde 1999, ocupa-se com o Currículo como campo de estudos, objeto de teses, dissertações e monografias, eixo de nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão. Em diferentes ocasiões e espaços, vimos acumulando experiências, socializando-as entre os educadores, profissionais a que referimos como curriculistas, uma vez que, desde o início, ao articularmos as atividades de pesquisa, como no projeto “Os profissionais da escola e suas práticas curriculares: investigação, ruptura, criação” comprometemo-nos com a avaliação das práticas curriculares do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação.

Mais recentemente, o NUPEC vem aprofundando estudos, contando, particularmente com as contribuições de profissionais – estudantes da Pós-graduação lato sensu (Curso “Profissionais da escola e práticas curriculares”), quando promovem discussões, inserem-se em debates nos ambientes das escolas e vêm produzindo e publicando.

Desde 2006, realizamos o Colóquio “Formação na Escola Básica e na Universidade” que, em sua 6ª edição em 2012, contou com a participação do Professor Miguel Arroyo (UFMG) e de professores e estudantes do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ).
Realizamos também o Curso: Currículo: abrangência do campo e atualização do debate, em duas oportunidades (fevereiro de 2009 e fevereiro de 2011), com a presença do Dr. Jaume Martínez Bonafé (Universidade de Valencia), de profissionais da rede pública e de estudantes do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

Nossas atividades de extensão organizam-se através do projeto: “Formação Profissional no Campo do Currículo”, envolvendo estudantes da graduação em pedagogia e dos cursos Normais em municípios do Estado do Rio de Janeiro e visando a aproximar ações curriculares desenvolvidas no âmbito da Escola Básica, particularmente as escolas normais e as escolas de Educação Infantil.

Nossas publicações

Afirmamos com nossas publicações o significado e o sentido do trabalho dos educadores, intensificando-se, conforme o respaldo de Movimentos Sociais e incidindo nas escolas seus apelos para que estes gerem projetos curriculares direcionados aos compromissos com a igualdade, a justiça e a luta social.

O livro “Curriculistas como dirigentes políticos. Rupturas teórico-práticas com as prescrições oficiais para o currículo” é o primeiro dos trabalhos, fruto de orientações coletivas ocorridas no ambiente acadêmico e de práticas profissionais na escola básica e na universidade. Publicamos 10 números da Revista Curriculistas, com o objetivo de divulgar a produção de nosso conhecimento e contribuir para a formação de docentes que identifiquem- se com nosso projeto de pesquisa e educação. Respondemos também ao edital da série Práxis Educativa e a publicação de nossas produções será divulgada.

Linhas de Pesquisa

• Currículo, Trabalho e Culturas Profissionais
  • Currículo, Estética e Formação Humana
  • Currículo e Políticas Públicas