Perguntas E Respostas Sobre O Regulamento Dos Cursos De Graduação Da UFF

  • Como posso fazer parte dos alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF)?

Você poderá fazer parte do corpo discente por meio do acesso inicial à graduação, da transferência, do reingresso, da mudança de cursos ou de localidade (sede e fora da sede).

Para maiores informações, não se esqueça de consultar o link http://www.uff.br/sites/default/files/0012015_regulamento_do_curso_de_graduacao_0.pdf

Ingresso através do (a):

1. Acesso inicial à Graduação: Após o término do Ensino médio, o candidato deve participar de seleção pública autorizada (ENEM) a fim de obter a classificação necessária para o ingresso na UFF.

2. Transferência: é oferecida ao estudante que esteja cursando a graduação em outra Instituição de Ensino Superior e que deseja estudar nesta Universidade. Isso pode ocorrer através da:

  • Transferência Obrigatória: quando o aluno é servidor público, ou membro das forças armadas, ou um dependente legal e, em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, necessite mudar de residência para local onde possui um campus da UFF.

O pedido deve ser protocolizado no Bloco E, 5º andar, do Campus Gragoatá.

  • Transferência facultativa: é a possibilidade do aluno matriculado em outra instituição de ensino superior ser transferido para a UFF após aprovação em concurso público cujo edital denominado “Transferência facultativa, Reingresso, Mudança de curso e Mudança de localidade” (TRM) estabelece critérios e prazos.

O edital é disponibilizado pela Coseac através do site http://www.coseac.uff.br/ .

 

  • Transferência Interinstitucional: é a possibilidade de vinculação a um curso da UFF de área afim, definida pelos Colegiados de Cursos, de aluno regularmente matriculado em Instituição Pública de Ensino Superior na qual tenha ingressado por processo seletivo.

3. Mudança de Curso ou de Localidade: São procedimentos possíveis, mediante aprovação em processo seletivo – Edital TRM “Transferência Facultativa, Reingresso, Mudança de Curso e Mudança de Localidade” – organizado pela Coseac (http://www.coseac.uff.br/).

  • Mudança de Curso: Permite que um aluno, regularmente matriculado em um curso de Graduação da UFF, migre, mediante aprovação em processo seletivo interno, para outro curso de Graduação no âmbito da UFF.

  • Mudança de localidade: Permite que o aluno curse o mesmo curso em outro campus da UFF, após a sua aprovação em processo seletivo sem aplicação de provas.

 

ATENÇÃO!

O aluno só poderá mudar de curso e de localidade uma única vez.

Esse procedimento não é permitido ao ingressante por rematrícula e por revinculação.

4. Reingresso

  • POR meio de concurso público – é permitido aos portadores de diploma de curso de graduação da UFF ou de outra instituição de ensino superior. O edital do concurso (TRM – Transferência Facultativa, Reingresso, Mudança de Curso e Mudança de Localidade) é publicado no site da Coseac (http://www.coseac.uff.br/). Fiquem atentos aos prazos!

  • SEM concurso público – por permanência de vínculo ou por revinculação. Ambas as modalidades oferecidas aos alunos da UFF, condicionadas à disponibilidade vagas, no período letivo anterior à formatura.

 

A permanência de vínculo é oferecida ao aluno que deseja ingressar para uma nova habilitação ou ênfase do mesmo curso; e a revinculação ao aluno que deseja ingressar em curso de graduação distinto do cursado.

 

ATENÇÃO!

Fique atento, pois o calendário escolar estabelece prazos para esse requerimento!

Para requerer qualquer forma de reingresso sem concurso público, o aluno deverá comparecer ao protocolo setorial do Gragoatá, localizado no Bloco E, 5º andar, para a abertura do processo.

Caso o aluno não solicite o reingresso sem concurso público em seu último período letivo anterior à formatura, somente poderá fazê-lo mediante concurso público.

  • Sou aluno ingressante e realizei minha matrícula. Já estou vinculado oficialmente ao curso?

Não, você só será vinculado oficialmente à UFF quando realizar a sua inscrição em disciplinas. Alunos ingressantes que não se inscreverem em disciplinas no período de ingresso terão a sua matrícula cancelada.

  • Posso ter mais de uma matrícula em curso de Graduação ofertado pela UFF?

Não. Não é permitido ter mais de uma matrícula concomitante em cursos de graduação. O aluno terá que optar por um dos cursos, caso contrário, a última matrícula não será gerada no sistema.

  • O que é inscrição em disciplinas?

É um período estabelecido no calendário escolar para que você possa fazer a sua inscrição em disciplinas. Sua inscrição é OBRIGATÓRIA e terão as seguintes etapas:

  • Inscrições ONLINE= Serão feitas por você pela internet, através do sistema IDUFF, no prazo estipulado pelo calendário escolar. Atenção aos prazos!!

Serão utilizados como critérios para prioridade na inscrição em disciplinas: solicitação de disciplina de turno ao qual sua matrícula está vinculada, maior carga acumulada, maior coeficiente de rendimento (CR), maior carga horária em disciplinas e atividades.

  • Inscrições PRESENCIAIS = São feitas pela coordenação de curso para os alunos ingressantes e também para os alunos que, por alguma razão, não tenham conseguido fazer suas inscrições online no prazo definido pelo calendário escolar.

Lembre-se que as solicitações de inscrição em disciplinas eletivas serão realizadas durante o período de ajuste.

Somente estará impedido de se inscrever em disciplinas eletivas o aluno que estiver cursando o PRIMEIRO PERÍODO de estudos na UFF.

  • O que é período de ajuste? Como faço para alterar o meu plano de estudos?

Esse período, que pode ser identificado no calendário escolar como “Alteração no Plano de Estudos”, serve para que você, caso precise, faça ajustes no seu plano de estudos.

Incluir ou cancelar disciplinas e solucionar eventuais problemas ocorridos nas inscrições online serão possíveis nesse período. Basta encaminhar, dentro do prazo divulgado pela Coordenação, um e-mail para canceldisciplinapeduffnit@gmail.com . Lembre-se que as solicitações de inclusão somente ocorrerão mediante disponibilidade de vaga.

ATENÇÃO

Segundo a Resolução do Colegiado de Curso nº 01/2015, os estudantes do curso de Pedagogia poderão solicitar um total de até 05 (cinco) ajustes (cancelamentos ou inclusões) de disciplinas.

O período de solicitação terá a duração de 10 (dez) dias úteis a contar do dia de início indicado no calendário escolar da UFF.

Acesse o calendário através do seu iduff, no mural da Coordenação ou no link www.uff.br/?q=calendarios-no-grupo-graduacao

  • Como posso trancar a minha matrícula?

O trancamento pode ocorrer:

  1. Mediante solicitação – Você poderá trancar sua matrícula, mediante solicitação na coordenação do curso, dentro do período previsto e identificado no calendário escolar como “Trancamento”.

  1. De forma automática – Caso você não faça sua inscrição em disciplinas no período letivo vigente.

 

ATENÇÃO

Você poderá manter o trancamento de sua matrícula pelo prazo de até 04 (quatro) períodos letivos consecutivos ou não. Após isso, sua matrícula será cancelada por abandono de curso.

O aluno ingressante, NÃO poderá trancar sua matrícula independentemente da modalidade de ingresso.

Caso você já esteja com sua matrícula trancada, poderá retornar às atividades acadêmicas com requerimento dentro do prazo previsto em calendário escolar.

  • Em quais situações a minha matrícula será cancelada?

O cancelamento ocorrerá nas situações abaixo:

  1. Caso não ocorra a integralização da carga horária necessária no prazo máximo estipulado no regulamento e no Projeto Político Pedagógico do Curso – disponível em http://www.feuff.uff.br/index.php/curriculos

  2. Por abandono de curso, ao exceder o limite de quatro trancamentos;

  3. Ao não se inscrever em disciplina na ocasião de seu ingresso na UFF;

  4. Mediante solicitação do aluno que deverá protocolizar no Bloco E (5º andar) pedido munido do RG e CPF;

  5. Por insuficiência de aproveitamento escolar;

  6. Por motivos disciplinares.

Para maiores informações, consulte a página 41 do regulamento no link http://www.uff.br/sites/default/files/0012015_regulamento_do_curso_de_graduacao_0.pdf

  • O que é considerado insuficiência de aproveitamento escolar para fins de cancelamento de matrícula?

Para efeito de cancelamento de matrícula, a insuficiência será caracterizada quando:

  1. O aluno for reprovado em todas as disciplinas do período letivo por três vezes consecutivas ou não;

  2. Caso não tenha cursado 50% da carga horária total do curso no prazo previsto para integralização;

  3. Caso seja reprovado em uma mesma disciplina por 4 vezes consecutivas ou não;

  4. Caso seja reprovado em todas as disciplinas em que se inscreveu no período de seu ingresso ( primeiro período);

  5. Caso seja reprovado em todas as disciplinas inscritas no seu período de ingresso; exceto se obtiver, concomitantemente, nota final igual ou superior a 4.0 e frequência suficiente em pelo menos uma disciplina.

  • A minha matrícula foi cancelada. E agora?

Você poderá solicitar, dentro do prazo previsto em calendário, a sua rematrícula caso atenda às seguintes exigências:

  • Sua matrícula deve ter sido cancelada no máximo há 03 anos;

  • Você deve dispor de períodos letivos suficientes para integralização dentro do prazo máximo previsto;

  • A sua matrícula não pode ter sido cancelada por insuficiência de aproveitamento no seu período de ingresso.

Compareça ao protocolo dentro do período previsto para dar entrada no processo. A PROGRAD/DAE fará a análise técnica para verificar a possibilidade de seu retorno e, em caso afirmativo, encaminhará para decisão do Colegiado de Curso.

  • O que é Regime Excepcional de Aprendizagem?Em quais situações/como posso requerê-lo?

O Regime Excepcional de Aprendizagem é o procedimento que visa atender os discentes impossibilitados de comparecerem às aulas e que estão amparados por legislação específica – Decreto-Lei nº 1044/69, Lei nº 6202/75 e Decreto nº 3298/99. Os casos não previstos na legislação citada, serão avaliados pela Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (CASQ).

O aluno ou seu representante legal deverá protocolar, no Bloco E (5ºandar) do Campus Gragoatá, requerimento no prazo de até 07 (sete) dias úteis a partir da data em que se configurou a situação de impossibilidade de frequência às aulas. O requerimento deverá conter documentação médica/odontológica pertinente.

Em caso de aluna gestante, o atestado médico, anexo ao requerimento, deve conter: data prevista para o parto, data do início da complicação decorrente da gravidez e data efetiva do parto comprovada pela certidão de nascimento.

Para as disciplinas de natureza exclusivamente prática, teórico-prática ou que tenham avaliação continuada, e para os estágios supervisionados, só poderá ser concedido o Regime Excepcional, em casos especiais, mediante consulta aos professores responsáveis pelas disciplinas.

No planejamento do Regime Excepcional de Aprendizagem, o docente levará em conta que o objetivo final é a compreensão e aplicação dos conteúdos programáticos por meio da realização de atividades domiciliares, respeitando-se o prazo do calendário escolar para lançamento das notas.

  • Como o currículo do Curso de Graduação em Pedagogia é organizado?

A integralização ocorre quando o aluno cumpriu a carga horária total de 3330 horas e todos os créditos do Curso de Pedagogia.

O aluno poderá acompanhar o cumprimento da carga horária total do curso, mediante preenchimento do Fluxograma do Curso disponível no site da Faculdade de Educação e na Coordenação do Curso.

Quadro I: Cargas Horárias dos Componentes Curriculares

 

Componentes Curriculares

Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias (total)

Em sentido estrito

Monografia

PPP

Atividades Culturais

Libras

2890h

1950h

220h

420h

270h

30h

Disciplinas Optativas

180 h

Disciplinas Eletivas

60 h

Atividades Complementares

200 h

Carga Horária Total do Curso

3330h

 

  • Como eu sei se já integralizei o Curso?

A integralização ocorre quando o aluno já cumpriu a carga horária total de 3330 horas e integralizou todos os créditos do Curso de Pedagogia.

O aluno poderá acompanhar o andamento da integralização do currículo através do preenchimento do seu fluxograma de curso. A Coordenação está à disposição dos estudantes para auxiliá-los no preenchimento do fluxograma.

SEJA BEM-VINDO!

Notícias

Debate de lançamento do livro "Pedagogos em Cena"

Prezada comunidade acadêmica, No próximo dia 26/6, às 16 horas, na Faculdade de Educação da UFF,[...]

Edital: Pós-Graduação Lato-Sensu - Pedagogia Social para o século XXI

Edital 2019 - Pedagogia Social para o século XXIBaixar [...]

EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORIA 2019

Edital de Seleção Interna de Tutoria - Pedagogia 2019 -[...]

Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa y Saber Pedagógico

Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa y del Saber Pedagógico Ciudad de México[...]

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »