A Faculdade de Educação

Postado por vitorlima em 22/mar/2017 - Sem Comentários

Apresentação

A Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) é oriunda da Faculdade Fluminense de Filosofia, criada em 1947. Ela foi, em 1961, incorporada ao que hoje é a Universidade Federal Fluminense (UFF), vindo a constituir-se como uma importante instituição brasileira no campo da formação dos profissionais da educação e da produção da pesquisa educacional.Atualmente, a FEUFF possui dois Departamentos (Fundamentos Pedagógicos e Sociedade, Educação e Conhecimento), que reúnem cerca de cem professores, dos quais mais de 90% são titulares com grau de doutor. A FEUFF oferece regularmente, além do curso de *Graduação em Pedagogia, as disciplinas pedagógicas para todos os cursos de licenciatura da UFF, formando, assim, não só pedagogos, mas também professores que vão trabalhar nos anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano) e no ensino médio.

Em nível de pós-graduação stricto-sensu, a FEUFF oferece Cursos de Mestrado e de Doutorado em Educação, no âmbito de seu consolidado Programa de Pós-Graduação, com 38 anos de existência. O Programa de Pós-Graduação articula-se em torno dos seguintes campos de confluência: Políticas Públicas, Movimentos Instituintes e Educação; Trabalho e Educação; Linguagem, Subjetividade e Cultura; Ciências, Sociedade e Educação; Estudos do Cotidiano e Educação Popular; e Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação. Ainda na pós-graduação, mas em nível de Especialização (lato-sensu), a FEUFF oferece uma ampla gama de alternativas, que cobrem áreas como a alfabetização de crianças das classes populares, a educação de jovens e adultos, a questão curricular, a educação superior, a relação entre raças e educação, a educação e os movimentos sindicais, a educação especial, a educação básica, a prática pedagógica cotidiana, entre outras.

Do ponto de vista da sistematização das atividades de pesquisa e de extensão, a FEUFF compreende vários programas, organizados sob a forma de núcleos, laboratórios, grupos e programas propriamente ditos, que abrangem, além das áreas da pós-graduação lato-sensu já mencionadas, campos temáticos como trabalho e educação, formação de profissionais da educação, ensino de ciências, ensino de história, ensino de geografia, imaginário e educação, alfabetização e leitura, filosofia política, história da educação, a questão do negro e a educação no Brasil, políticas educacionais entre outros.

Todo esse conjunto de atividades e de áreas convergem para a principal prioridade político-pedagógica da FEUFF que é a reconstrução da educação pública básica no Brasil e o aperfeiçoamento continuado das condições de trabalho e de formação de seus profissionais. No entanto, embora tenha a educação escolar como foco central, a FEUFF, através de suas ações de ensino, pesquisa e extensão, busca também fortalecer a compreensão de que as práticas pedagógicas que se realizam fora do campo escolar constituem-se em rico objeto de investigação e importante área de intervenção político-social.
Na área de cooperação internacional, a FEUFF mantém intercâmbio com instituições de ensino superior da França, da Argentina, de Portugal, da Inglaterra, entre outros países. A FEUFF também estabelece estreita ligação com os movimentos sociais organizados, principalmente com aqueles da área educacional, e com inúmeras entidades científicas brasileiras e internacionais.

Em síntese, a FEUFF, por intermédio da ação e da reflexão de sua comunidade de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos no campo educacional, vem contribuindo efetivamente para a construção de uma sociedade pautada pela ética, democracia, justiça social e solidariedade.

Gestão 2016-2020

Prof. Dr. Carlos João Parada Filho